Eu sei que este é um tópico antigo, mas vou postar o que aconteceu com o meu carro, só para o caso de ajudar alguém. Tenho um Forte EX/2.0 de 2010. Eu estava tendo problemas com ele lançando o código do sensor MAP e o código do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. Parecia funcionar bem e eles se apagavam sozinhos depois de um tempo, então ignorei isso na maior parte do tempo. Meu carro estava com problemas elétricos, como às vezes, quando ligava, as luzes do painel ficavam fracas e giravam rápido e, quando ligava, funcionava como uma porcaria. E lançava todo tipo de código. E às vezes, quando você pisava no freio ou usava a seta, o rádio cortava. Como algum tipo de problema de aterramento ou algo assim? Acabei colocando um alternador e bateria novos e, na maior parte, parece estar ok. O rádio ainda corta às vezes, o que é estranho. E tenho problemas com a bateria perdendo carga, mas me disseram que é porque não dirijo o suficiente. Como menos de 5000 milhas em 2 anos. Acho que dirigir seu carro a cada duas semanas ou mais não é tão bom para o sistema de carregamento.
Então, como eu disse antes, quando ele fazia a partida difícil, lançava códigos como MAP e líquido de arrefecimento. Achei que era o problema elétrico confundindo o computador e não me preocupei com isso. O carro parecia funcionar bem de outra forma. E os códigos e a luz do motor se apagavam depois de um tempo. Então comecei a receber o código MAP e o código do líquido de arrefecimento e o carro estava realmente começando a funcionar um pouco pior e piorando no consumo de combustível. Eventualmente, a ponto de não funcionar mais em marcha lenta, o que dificultava dirigir no trânsito ou na cidade, com ele parando em todos os semáforos ou sinais de parada. Então gastei 80 dólares em um novo sensor MAP. Troquei-o no estacionamento da autopeças. Super fácil de trocar no meu carro. Exceto que não resolveu. Ainda não queria funcionar em marcha lenta. Procurei vazamentos de vácuo e outras coisas, mas não consegui encontrar nada óbvio. E estava me dando o mesmo código exato. O P0106, eu acho? Algo sobre não receber um sinal de 5 volts. Voltei na loja e disse a eles que não resolveu e se eles tinham alguma ideia. A primeira coisa que perguntaram foi se eu desconectei a bateria quando troquei. Eu disse que não, eu apenas troquei e limpei o código com meu scanner manual. Eles disseram que isso não vai funcionar, eu tenho que fazer um reset completo desconectando a bateria por 10 minutos, depois limpar com o scanner, depois ligar o carro. Eu tentei isso e pareceu funcionar. O carro funciona em marcha lenta novamente e a luz do motor está apagada. Veremos como vai ser nos próximos dias. Farei uma revisão completa amanhã. Velas novas, filtro de ar, sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, limpar o corpo da borboleta, etc.
Outra coisa a ter em mente é que alguns códigos não serão apagados do computador instantaneamente e você não pode apagá-los com um scanner manual. Acho que se chama código "persistente" ou algo assim? Você pode substituir a peça e corrigir o problema e o carro funcionará melhor, mas o computador ainda "mantém" o código e ele aparecerá quando você o escanear. A única maneira de limpá-los é realmente fazer os ciclos de condução descritos no manual. Alguns scanners dirão o que é isso ou você pode procurar online, geralmente. Basicamente, para certos códigos, ele não os deixará ir e os manterá armazenados até que você dirija a quantidade X de milhas ou por X quantidade de tempo por X quantidade de vezes. Como você pode ter que dirigir o carro 40 milhas algumas vezes ou fazer 3 ou mais viagens sem o computador detectar esse problema. Então ele deixará o código ir.
É por isso que às vezes você recebe uma luz de verificação do motor, depois ela desaparece alguns dias depois. Ou por que seu carro funcionará bem, mas se você o escanear, o código ainda aparecerá, mesmo que o carro esteja funcionando bem.
Acrescento que substituí meu alternador, bateria e desconectei minha bateria várias vezes para solução de problemas e não tive simplesmente fazer isso causar esse código. Suponho que isso possa acontecer, mas não aconteceu comigo. Para mim, o código sempre aparece em conjunto com um problema no motor ou se a bateria descarrega muito, de modo que não liga ou carrega com o alternador.